Total de visualizações de página

domingo, 10 de março de 2013

MENSAGEM DE INÍCIO DE ANO - MAR./2013


 A LENDA DO AMOR

Havia uma pequena aldeia onde o dinheiro não entrava. Tudo o que as pessoas compravam tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado. A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era o AMOR.

Quem nada produzia quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos, ou utensílios, dava seu AMOR. O AMOR era simbolizado por um floquinho de algodão.
Muitas vezes era normal que as pessoas trocassem floquinhos sem querer nada em troca. As pessoas davam seu AMOR, pois sabiam que receberiam outros num outro momento ou outro dia.
Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia convenceu um pequeno garoto à não mais dar seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse. Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar AMOR e, em pouquíssimo tempo, sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela.
Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, às pessoas começaram a guardar o pouco AMOR que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se OFENDERAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR-SE pelas ruas.
Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a se sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que o fez procurar a velha para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu AMOR.
A todos que dava AMOR, apenas dizia:
- Obrigado por receber meu AMOR.
Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último AMOR sem receber um só de volta.
Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu AMOR. Um outro fez o mesmo... Mais outro... E outro...
Até que, definitivamente, a aldeia voltou ao normal e o AMOR voltou a ser distribuído.
Não devemos fazer as coisas pensando em receber algo em troca. Mas devemos, sempre, lembrar que os outros existem. O sentimento sincero nos é oferecido espontaneamente. Aqueles que te quiserem bem se lembrarão de você. Receber sem cobrar é mais verdadeiro...
Receber AMOR é muito bom. E o simples gesto de lembrar que alguém existe é a forma mais simples de fazê-lo.
Este é o meu floquinho para você !!!


E lembre-se: NUNCA GUARDE O AMOR QUE VOCÊ TEM! É DANDO AMOR, QUE SE RECEBE AMOR!



CONTEÚDOS/OBJETIVOS PARA O MATERNAL I


CONTEÚDOS QUE DEVERÃO SER TRABALHADOS.
·        Datas comemorativas;
·        Partes do corpo;
·        Cores primárias;
·        Animais (nome e som);
·        Músicas infantis;
·        Números (devem ser trabalhados de forma oral, apenas estimulo)
·        Vogais (devem ser trabalhado de forma oral, apenas estimulo);
·        Hábitos de higiene;
·        Histórias infantis;
·        Alimentos;

OBJETIVOS QUE DEVERÃO SER DESENVOLVIDOS
·        Desenvolver o vocabulário;
·        Desenvolver a coordenação motora;
·        Interagir com colegas e professores;
·        Participar das atividades;
·        Respeitar as regras, colegas e professores;





A ESCOLA


A escola é o ambiente onde provavelmente a criança receberá maior numero de estímulos, já que, além do próprio espaço, há maior quantidade de crianças e educadoras diferentes do adulto que a criança já conhece no ambiente familiar.

Esta é a hora de se estabelecer conexões entre o novo e o que a criança já sabe, experimentou ou viveu. Isto significa favorecer a este ser uma construção a partir do que já se sabe, respeitando as necessidades reais de cada criança.

Maternal I: 2 anos  a 3 anos

As crianças nesta faixa etária estão desenvolvendo a fala e precisa ser estimula.
·        Na hora da rodinha e atividades a música deve estar sempre presente, quando a educadora cantar é importante que faça gestos, para que a criança acompanhe esses movimentos, desta forma ela desenvolve sua coordenação motora;
·        Brincadeiras de faz de conta, como imitar animais e outras, estimulam o raciocínio e a imaginação.
·        Histórias infantis são importantes nesta faixa etária, pois a criança liberta sua imaginação e criatividade.
·        As atividades realizadas em sala não devem ser longas no máximo 15 minutos para cada atividade, pois o tempo de concentração é pouco e deve ser respeitado.
·        A retirada de fralda inicia nesta faixa etária, esse processo começa em casa com os pais e a escola dá continuidade, a criança deve ser estimulada a ir banheiro várias vezes, quando escapar algo no roupa a educadora deve conversar com a criança.